Qual é a importância da comunicação digital para a sua empresa?

Qual é a importância da comunicação digital para a sua empresa?

20/04/2010 | « voltar

No Brasil, segundo último levantamento do Ibope, o acesso em todos os ambientes já ultrapassa 64 milhões de pessoas (incluindo residências, trabalho, lan-houses e bibliotecas). Uma pesquisa realizada em 2009 pelo Ibope com 800 pessoas entre 20 e 69 anos revelou que 85% dos brasileiros com maior poder aquisitivo consideram a Internet uma fonte de informações altamente confiável, e 91% afirmaram que buscam informações na Internet antes de comprar. Estes Internautas não contribuem apenas com o crescimento das vendas online, eles sustentam também o fato da Internet ter conquistado o terceiro lugar como veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV.

Não é preciso muito mais do que isso para convencer alguém da importância da Internet no mundo dos negócios. Mesmo que sua empresa não venda coisa alguma on-line, é de sua reputação que estamos falando. É a maneira como seus consumidores percebem a sua empresa quando acessam o seu web site é que realmente importa. Assim como as recomendações ou reclamações de amigos e parentes espalhados pelas diversas redes sociais como Orkut, Twitter ou Facebook. O que fazer então, para atrair visitantes interessados no que você tem a dizer, mostrar ou vender? Vamos por partes.

CRIAÇÃO
O primeiro desafio para criar uma identidade virtual é a subjetividade. Seu site deve ser agradável não apenas em sua opinião, mas na de seus visitantes. Você não compra uma TV numa padaria, portanto não deve contratar uma empresa de desenvolvimento baseado apenas no critério do menor preço. Esta empresa será responsável pela sua comunicação digital e deve estar por dentro das tendências mundiais de Web Design. Você deve avaliar o custo de não fazer certo da primeira vez, o tempo perdido e o dinheiro desperdiçado para consertar ou refazer todo o trabalho. Mesmo que você seja adepto da idéia de que o primeiro é para aprender mesmo, não fazer certo da primeira vez significa perder a oportunidade de causar uma boa primeira impressão.

VISITANTES
O segundo desafio é conquistar atenção dos Internautas para começar a construir a sua reputação on-line (indicações como links em outros sites, blogs e redes sociais). Para isso, seu site deve aparecer nas primeiras páginas nos resultados de busca de palavras-chave relacionadas ao seu negócio de duas formas: Links Patrocinados e Resultado Orgânico. O primeiro é pago, o segundo pode ser melhorado pela adoção de estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Com o tempo se o conteúdo for bom, ele começa a referências de outros sites.
É importante ressaltar que neste caso os resultados dependem de três elementos:

1. ARQUITETURA
O projeto deve ter sido estruturado para facilitar a leitura do conteúdo pelos robôs dos mecanismos de busca. Uma página 100% animada não vai indexar tão bem quanto uma que contenha textos em HTML. A programação também é importante para os resultados, ela deve ser compatível com os navegadores mais populares, o site deve ser leve, sem tabelas, com código limpo (não gerado por editores HTML) e ter títulos e descrições únicas para cada página.

2. CONTEÚDO
Você deve procurar rechear, de maneira criativa, os textos do seu site com palavras-chave relevantes para o seu negócio. Mas cuidado, a prática de inserir palavras-chave em branco é considerada SPAM e pode ser punida pelos buscadores. Como nem sempre é possível cobrir todas as combinações de palavras-chave para aparecer na primeira página de resultados orgânicos (gratuitos) ou ainda de maneira rápida. A solução é planejar a sua campanha de links patrocinados com a definição de um orçamento diário. Você cria um ou vários anúncios, escolhe as palavras-chave relevantes, define as páginas de destino e metas.

3. PARTICIPAÇÃO
Lembre-se de que se nada for feito, vai ficar perdido entre milhões de peixes no oceano. Por isso, recomendo que você mantenha o conteúdo do seu site sempre atualizado. Crie promoções na página inicial e organizar-se internamente para responder rapidamente todas as solicitações que receber. Além disso, a prática de enviar Newsletters com notícias, artigos, novidades ou promoções é bem recebida desde que você envie apenas para destinatários que lhe deram permissão.

4. METAS
Seu site deve ter um objetivo, ele deve conduzir o Internauta a uma ação. A idéia é bastante simples, o seu site deve atrair o maior número de visitantes, para que eles naveguem por suas páginas e convertam algum tipo de ação como comprar, indicar, cadastrar-se para receber seus informativos ou preencher um formulário de contato pedindo mais informações.

5. MANUTENÇÃO
Verifique se os formulários do seu site estão funcionando, é básico, mas depois de publicado ninguém faz. Outros detalhes são a disponibilidade dele na Internet para receber visitas, a velocidade que carrega as informações e a compatibilidade com os principais navegadores e tamanhos de tela. Por estas razões a hospedagem é fundamental para o sucesso do seu projeto. Seu site deve estar acessível durante 24 horas por dia com banda suficiente para suportar todas as visitas simultâneas que você pode receber e ainda, ter total segurança dos dados, prevenção contra ataques de hackers e alguém (a Ledz) para dar suporte caso ocorra algum problema.

No Brasil ainda somos incipientes na gestão da comunicação on-line. As oportunidades da era da informação são para todos, justamente por permitir que empresas grandes e pequenas compartilhem da mesma mídia pela atenção das pessoas. Para cada Natura você tem outras quinhentas empresas de cosméticos, todas (ou quase) com presença online. A Internet possibilita a essas empresas a abertura de novos mercados, elas agora podem vender seus produtos do Iapó ao Chauí.

Nos relatórios que registram as visitas do seu site, existe um dado bem relevante que é o número de visitantes únicos que recebeu num determinado intervalo de tempo. Este número representa quantas pessoas tiveram a primeira impressão a respeito da sua empresa. Dê a eles um bom motivo para retornar, para indicar o seu site. Disponibilize conteúdo interessante, atualizado e numa linguagem apropriada ao perfil do seu público. Não faça como muitos sites que vemos por aí com conteúdo desatualizado, e pior, ainda “em destaque” ou com a chamada “últimas notícias”. Quando me deparo com um desses sempre tenho a impressão que a empresa fechou as portas.

Por fim, não desanime diante de números baixos logo após o lançamento do seu site. Se você cuidar bem dele acabará conquistando um público que se encarregará de promovê-lo pra você, e o melhor de tudo, de graça!